quarta-feira, 19 de agosto de 2009

O Rio é GRANDE do Norte!



O Rio Grande do Norte é um dos 27 estados brasileiros. Pertence à região com o maior número de estados do país, nove são eles. Uma região importante e rica no que diz respeito a história e cultura deste imenso Brasil. É no Nordeste que o Rio Grande do Norte faz esquina do país.
Ao oeste faz divisa com o Ceará e ao sul com a Paraíba. Norte e leste do estado tem como limite o Oceano Atlântico.
167 é o número de municípios pertencentes ao RN. Sua capital: Natal, a "Cidade do Sol", que nasceu as margens do rio Potengi e do Forte dos Reis Magos, construído pelos portugueses e preservado até hoje. A cidade mais próxima da Europa, do ar mais puro das Américas.
Com o Rio Grande do Norte está o título de maior produtor de petróleo em terra e de sal marinho do país. O estado, com formato que lembra um elefante, destaca-se ainda pelas cidades litorâneas, com 410 km de litoral. Pelas regiões montanhosas e pelo sertão.
Geograficamente é dividido em cinco pólos, sendo eles: Pólo Agreste/Trairí, Costa das Dunas, Costa Branca, Serrano e Seridó.
E o povo? O povo que nasce no RN é popurlamente conhecido como Potiguar, ou mesmo norte-rio-grandense. Potiguar era o nome de uma tribo indígena que habitava no litoral do RN e PB, cujo significado é "Comedor de Camarão". Hoje, os potiguares continuam não só comendo, mas a produzir e exportar o crustáceo.
É por essas e tantas outras peculiaridades desse estado que lhe convido a viajar e conhecer os mais longínquos cantos, as mais curiosas histórias, o encanto de um povo, belas paisagens, diferentes realidades do interior e em torno do Rio Grande do Norte.
Este blog privilegirá a informação sobre destinos (cidades, atração turistica, cultural e natural)deste estado. Por tudo isso e muito mais, seja Bem-Vindo!

3 comentários:

  1. Importante essa divulgação, é uma "fronteira" do cidadão potiguar, que parece defender-se de seu mangue existencial,fechando os olhos a sua própria raiz, naturalmente rica, porem muito mas valorizada pelos olhos estrangeiros, de forma geral!

    Queria tbm deixar meus parabéns Saskia, por esse belo trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Saskia minha querida amiga, parabéns pela iniciativa.

    Com certeza eu estarei acompanhando o seu trabalho aqui no blog e acredito que você me deixará muito mais ansioso para voltar ao seu Estado.

    Te desejo sorte e muito sucesso nesse projeto.

    ResponderExcluir
  3. Minha querida e linda jornalista, estou muitoooooooooo orgulhosa pela forma encontrada por você para divulgar essa maravilha de estado e, em especial a cidade de Natal.
    PARABÉNSsssssss...

    *Você não imagina como tenho vontade de voltar e desfrutar de todas essas belazas, que só Natal possui.

    ResponderExcluir