terça-feira, 8 de setembro de 2009

Passa e Fica

Uma cidade como o nome de Passa e Fica tem a "obrigação"de ser especial a ponto de atrair tantas pessoas para morar ou visitar.
A verdade é que, além do povo da região, hospitaleiro, boa gente; da tranquilidade e algumas belezas naturais, Passa e Fica está a pouco ou mais 100 km de distância de Natal, no Agreste Potiguar, tem aproximadamente 11 mil habitantes e faz divisa com o estado da Paraíba.
A história do nome da cidade se deu por causa da passagem dos antigos tropeiros pela região para alimentar-se e seguir viagem.

Este ano o município completou 47 anos de emancipação e continua recebendo bem aqueles que passam por lá. Do mirante que está sendo construído será possível visualizar sete cidades vizinhas de Passa e Fica, dentre elas Monte das Gameleiras e Campo de Santana, na Paraíba.

A ligação da cidade com a Paraíba não acaba por aí. A Pedra da Boca, o maior atrativo da região, pertence ao município paraibano de Araruna, mas está a apenas 4 km do centro de Passa e Fica -o que possibilita uma visitação assídua de passifiquenses e potiguares ao monumento natural. A rocha ficou conhecida pela abertura no alto que lembra o formato de uma boca. Além da beleza do lugar, a Pedra da Boca é também ideal para as práticas esportivas radiacais e ecológicas, rapel e trilhas. Muitas pessoas do estado e até famosos já passaram por essa pedra.
A Pedra da Boca tem 400m de altura, ela faz parte do Parque Estadual Pedra da Boca onde se encontra também a Pedra da Santa, motivo anual de caminhadas e procissões dos católicos ao local.
Passa e Fica é responsável pelo grande fluxo do turismo religioso nos dias de romaria e também pela realização da Festa de Padroeiro e de emancipação política, relizadas tradicionalmente na mesma época, durante o mês de maio. O evento, inclusive, é referência na cidade e incui shows musicais, caminhada ecológica e torneios esportivos.
Até o próximo passeio!



2 comentários:

  1. Existe uma região aqui no Ceará também conhecida por monólitos... é o Quixadá! Onde se encontra a famosa Pedra da Galinha Choca, cenário de filmes dos Trapalhões!

    xerO!

    INFORMAÇÃO
    DIVERSÃO
    CULTURA POP
    HUMOR ÁCIDO
    http://www.aldeiacult.blogspot.com
    E PONTO FINAL.

    ResponderExcluir
  2. Em Alexandria RN encontramos a SERRA DA BARRIGUDA, eleita 1ª Maravilha do RN... Dádiva natural. Assim como Pedra da Boca(Passa e fica) são dígnas de comtemplarmos devido sua exuberância ...
    (Lindoécio Farias)

    ResponderExcluir