terça-feira, 27 de outubro de 2009

O Baobá do Poeta!

Nunca pensei que durante uma visita a um velório, algo tão bonito e vivo pudesse me chamar atenção. Quem conhece ou já ouviu falar no baobá sabe que a árvore é uma espécie rara e grandemente peculiar.
Pois na rua São José, no bairro de Lagoa Seca em Natal está lá: o Baobá do Poeta, fazendo charme e despertando a atenção de todos que passam ou precisam estacionar naquela rua.


Saskia Coutinho
A Andasonia, popularmente conhecida como baobá é um gênero de árvore nativa de Madagascar, da África e da Austrália. Ela destaca-se pela altura que alcança, chegando a atingir 30m e pela largura de seu tronco, até 11m de diametro.


No Brasil, a existência de baobás se explica por antigos africanos terem trazidos a espécie para país, e por isso aqui o número dessas árvores é pouco. A maior quantidade de baobás está localizada nos estados de Pernanbuco e Rio Grande do Norte.


Álém do baobá de Natal, no RN há exemplares das centenárias árvores nos municípios de Nízia Floresta (centro da cidade), Pedro Velho, Assú e Eloy de Sousa.
Saskia Coutinho
Este Baobá, o do Poeta, que encontrei andando pela rua, tem esse nome porque o advogado, professor e poeta potiguar Diógenes da Cunha Lima adiquiriu o terreno onde a árvore se encontra e mantém preservando-o.


Até a próxima surpresa!

7 comentários:

  1. É pra muita gente se sentir mal com isso... Às vezes existem ao nosso redor centenas de pontos turísticos e símbolos históricos e a gente nem aproveita!!! Parabéns pelo olhar de sempre Saskia... Essas árvores são um pouco das nossas origens, até o nome soa bem com a nossa cultura!

    Mas, curiosidade jornalística, de quem era o velório?

    xerO!

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkk
    O velório foi de um conhecido velhinho do bairro onde moro!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. O intrigante é que sempre ao assistir o pequeno principe, ou contar a historia do livro para o meu Pedro Orlando (milho de 07 anos), eu contava a ele que o pequeno principe viajava em um cometa pelos planetas e em cada planeta ele deixave o corpo, era como se...fosse uma roupa para ele , assim o nosso corpo realmente é, e falava sobre os baobas, e no velorio da roupa (corpo) do meu filho foi la no velorio morada da paz , na rua sao Jose aonde tem la um baoba, quase em frente, que foi batizado de baoba do poeta, de manha no dia do sepultamente pela manha cedinho, eu vi o sol nascer no horizonte olhei para o baoba e lembrei do pequeno principe, e la estava o meu pequeno principe, foi um momento muito poetico......lindo!!!, lembrei que ele nao estava mais la, era apenasa roupa, ele ja tinha pego o cometa e estava viajando.....

    ResponderExcluir
  5. Realmente, o baobá é um belíssimo exemplar do que a natureza é capaz, é um patrimônio natural que precisa ser preservado. Mas só uma correção no seu texto: A árvore, conhecida como Pau Grande que se localiza no município de Pedro Velho, não é um Baobá, mas uma árvore do tipo Coité (Cuité).

    ResponderExcluir
  6. Moro em João Pessoa-PB e ficaria imensamente grato se você me doasse alguns frutos do Baobá para um projeto aqui na minha cidade. Em qual período do ano eles estão maduros? Você pode indicar alguém que possa consegui-los para mim? Agradeço.

    ResponderExcluir
  7. Esse Baoba tem esse nome, pois reza uma lenda que o escritor do pequeno principe, conheceu natal na decada de 30 e foi apresentado a este Baoba.

    ResponderExcluir