quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Nada de Feio

É na região do Médio Oeste Potiguar que o município de Governador Dix-sept Rosado está localizado, a 313 km de Natal, bem pertinho de Mossoró. A segunda maior cidade em extensão do Rio Grande do Norte revela sua grandeza não só em território, mas na gente acolhedora e no privilégio de suas belezas.
Foto:SaskiaCoutinho

Governador Dix-Sept Rosado/RN

O destaque na história da cidade é que a origem do povoado se deu as margens do Rio Mossoró, e que Governador Dix-Sept Rosado foi o terceiro nome dado ao lugar, em homenagem ao político de expressão na região.

A indústria de Cal é outra atividade que se confunde com a sua própria história. Os fornos de queima do calcário surgiram em paralelo às primeira construções de moradias. Ainda hoje, os fornos são presença marcante na cidade, tanto na área urbana como na zona rural. Mais de sessenta funcionam como a mola-mestra da economia local. A produção do cal em Governador Dix-Sept Rosado abastece a indústria civil e usinas de todo o país.
Formo de cal

Para conhecer algumas raridades naturais do município temos que caminhar um pouquinho. A cerca de cinco km da zona urbana existe uma gruta. O olhod'água que brota de dentro dessa caverna é conhecido como Poço Feio, mas de feio ele não tem nada. A água azul e limpa faz você lembrar as paisagens daquele antigo filme "A Lagoa Azul".


Fotos:SaskiaCoutinho


Entrada da Gruta (as pixações não contribuem com a beleza do lugar)


Poço Feio

O lugar é encantador, tranquilo e apaixonante. As águas da gruta se unem ao Rio Apodi-Mossoró, que corre bem ao lado.

O Poço Feio é apenas um olho d'água do acervo de 70 cavernas registradas no município e protegido por lei.

A cidade também possui outro atrativo: o bauneário Lagoa de Paus, onde muita gente se reúne para desfrutar das águas do rio mais famoso da região - o Rio Apodi-Mossoró.

Governador ix-Sept Rosado é uma cidade acolhedora e cheia de belas paisagens. Coroada pelo sol e pela sombra dos carnaubáis - em abundância também no município.

Até a próxima caverna!

Um comentário: