segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

É mesmo Formosa

O município de Baía Formosa está a 106 km de Natal. No litoral sul, o lugar faz divisa com a Paraíba e é realmente privilegiado pela natureza. Na semana passada estive na cidade e me encantei com a beleza e o sossego de lá, parece mais uma pequena vila de pescadores.

Quem nasce em Baía Formosa é formosense, olhe que charme! O município tem mais de 8 mil habitantes e o número sofre alterações de ano em ano, quando chegam os veranistas e visitantes e ocupam as praias no período da alta estação.


Só de praia o município tem 27 km, que correspondem as praias do Porto, da Cacimba, Bacupari e Bubu. O mar calmo é um dos atrativos dos banhistas. E é ele também o motivo de vida e de trabalho em Baía Formosa.

Foto:Saskia Coutinho

Para os pescadores de lá o dia começa muito cedo. Muitos deles chegam de uma jornada de até oito dias no mar a procura de peixes. Diariamente o mercado municipal recebe cerca de 3 mil quilos de peixes, que são comercializados com a própria população e vendidos para outros municípios, além dos estados da Paraíba e Pernambuco.

Foto:Saskia Coutinho


A fartura, faz da pesca a principal atividade econômica da cidade. E o peixe abundante, a albacora é uma referência do lugar.

Semana passado, o município foi presenteado pela I Mostra de Gastronomia e Cultura de Baía Formosa. Uma mistura que promete sucesso. Durante a mostra a houve oficinas de gastronomia com chefes de cozinha de Natal. Juntos eles ensinaram vários pratos utilizando ingredientes e materiais dos quais a população formosense dispõe. Houve também apresentações culturais, como contador de causos e forró pé de serra.


A Mostra foi uma prévia do Festival que acontecerá no mês de novembro, que é o período da alta do albacora.

Baía Formosa é mesmo formosa. Um clima descontraído, tranquilo e aconchegante. O município dispõe de vários restaurantes e cerca de 10 pousadas. É uma boa pedida para o verão e para o resto do ano. Além das belas praias, Baía Formosa é dona de uma área de 2.039,39 de reserva de Mata Atlântica. A Mata Estrela, é a única do Brasil localizada sobre as dunas.


Até a próxima praia!

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

A Fortaleza dos Reis Magos

Hoje é dia de Santos Reis. Dia em que se comemora a visita dos três reis magos ao menino Jesus. Dia em que, pela tradição católica, se encerra o ciclo natalino. Dia, (para aqueles que seguem a risca esse ciclo) de desarmar as árvores de Natal e guardar a decoração da casa e das ruas para o próximo ano. Em Natal, a data é feriado municipal.
A cidade do Natal, fundada no dia do nascimento de Cristo, há 410 anos, não poderia ter uma fortaleza com outro nome. E hoje a minha visita é ao Forte dos Reis Magos, um monumento tão importante pra história da cidade e do estado do Rio Grande do Norte, pra cultura do povo e para o turismo também. E, principalmete, o marco da fundação da cidade.

O Forte dos Reis Magos teve sua construção iniciada no dia 06 de janeiro de 1598(dia de Reis) e demorou 30 anos para que a obra fosse concluída. Foi construído sobre os arrcifes e utilizados areia, óleo de baleia, bronze e pedras enorme trazidas de Portugal. Os construdores eram os protugueses liderado pelo padre da missõe portuguesa Gaspar de Samperes, e o objetivo da obre estava em proteger a cidade contra ataques vindos de várias direções. A fortaleza foi dominada pelos holandeses de 1630 a 1654, com eles o forte recbeu o nome de Kastell Keulen quando foi retomado pelos portugueses. Posteriormente, o forte militar tambpem foi usado como prisão pelos portugueses para confinar os que tentavam a Independência, e ainda, utilizado pelos brasileiros para confinar os rebeldes portugueses.
A construção impresiona pela belesa. Herguido de alvenaria de pedra e cal, o forte tem cinco pontas que forma o desenho de uma estrela. Resultado de uma planta poligonal irregula. No pavimento inferior encontra-se a capela, na parte superior, qual se tem acesso por uma escada de dois lance, situa-se a Casa de Pólvora.
O forte etá localizado do lado direito da barra do Rio Potengi, e no fial da Praia do Forte, que para chegar até lá é preciso atravessar a passarela da praia ao passadiço.
Atualmente, o lugar funciona como museu e é um dos mais importantes atrativo turísticos da cidade, na entrada, os visitantes são recepcionados pela figura (imagens) dos magos Baltazar, Gaspar e Belquior. Lá também está guardado um marco do descobrimento do Brasil, trazido na decáda de 90.
Vale a pena valorizar a cultura e a história visitando um lugar como esse, tão significativo e bonito. Vamos também preservá-lo, a fim de que novas gerações chegem a conhecé-lo.
A entrada cuta, em média, R$ 3 para adultos e R$ 1 para crianças.
Até o próximo monumento!