sábado, 29 de agosto de 2009

1ª Feira Intinerante de Artesanato Potiguar


Quinta-feira (27/08) foi aberta oficialmente a 1ª Feira Intinerante de Artesanato Potiguar, que acontece até o próximo dia 29/08 , no espaço Presépio de Natal, no bairro de Candelária, das 16h as 22h.
O evento é uma iniciativa do Governo estadual em parceria com a Secretaria Estadual de Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS) e a Fundação José Augusto.

O lançamento do projeto está sendo realizado em Natal, mas o objetivo é percorrer todas as regiões do estado até abril de 2010, totalizando 12 feiras de artesanato.
A idéia do Governo é incentivar a produção de artesanato regional e tornar essa produção uma alternativa a mais para a geração de renda e de emprego.

A feira conta com exposição de mais de 13 tipos do artesanato, como peças de bordados, peças em madeira, fios e barro, inclusive feitas na hora. O mestre João Gregório da Rocha e o folclorista Deífilo Gurgel serão homenagiados na exposição.

São mais de 130 artesões envolvidos na feira, sendo eles de vários municípios do estado. Durante a feira também há apresentaçõs culturais e folclóricos, além de shows dos artistas Galvão Filho, Amazan, Elino Julião Filho e Uskaravelhos.
Vale a pena conferir.

Até o próximo evento!

Fonte:digi.com.br



quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Escalada é em Serra Caiada

Divulgação/internet
Serra Caiada fica bem próximo da capital, a apenas 70km. É uma cidade pacata e pequena, típica do interior. Possui em torno de 9 mil habitantes.

O município ficou conhecido por causa da serra, que leva o seu nome, existente na região. Trata-se de um monumento natural de 285m de altura, sendo uma das formações rochosas mais antigas da América do Sul, em média 3,4 bilhões de anos. Tal constatação foi feita através de geólogos em pesquisa no local, que detectaram a grande concentação de metais pesados existentes na rocha.

Apesar do valor geológico e histórico da pedra, a serra Caiada é o principal atrativo do município, que leva centenas de aventureiros durante todo o ano para realizar a escalada e o rapel nos paredões da rocha.

Segundo os escaladores, a serra é ideal para a prática desses esportes por vários motivos, entre eles está a sua própria formação, que permite maior facilidade de fixação na hora da escalada e os largos paredões. Os aventureiros que moram na cidade garantem que a melhor época para a prática do esporte é entre os meses de agosto e outubro por causa do clima. Porém, seja no verão o período que a serra mais recebe visitantes.

Divulgação/internet
O turismo de aventura no lugar é uma atividade praticada por nordestinos e pessoas de várias outras partes do país, como de São Paulo e Belo Horizonte. A frequência de turistas em busca do atrativo e a falta de meio de hospedagem na cidade já fez com que uma casa fosse disponibilizada para os escaladores de plantão.
E todos já conhecem onde é o ponto de encontro.

Até a próxima aventura!






terça-feira, 25 de agosto de 2009

Friozinho Bom!

Divulgação/internet
Nem só de altas temperaturas vive o RN. Cerro Corá, a 142 km da capital Natal, está sob a Serra de Santana e em virtude disso atingiu a marca de 2ª cidade mais alta do Estado. Sua altitude chega a 600m acima do mar.


O clima é semi- árido, mas a temperatura predominante é baixa e úmida no período do inverno.
E o frio é motivo de festa na cidade. O Festival de Inverno de Cerro Corá já se tornou tradição e atrativo para toda a região.

O evento faz parte do calendário turístico do Estado pela importância e diferencial. O Festival prioriza a promoção de cultura local e regional. Valorizando grupos de teatro, dança e música do Rio Grande do Norte, o evento desfoca atenções dos grandes grupos conhecidos e explorados pela mídia. E mesmo assim consegue reunir um público fiel e grande, num clima descontraído, tranquilo e familiar.
Divulgação/internet

O artesanato e a gastronomia oferecida durante os dias do festival são um quisito a mais, com destaque para os vinhos e o fundue, ideal para as noites mais frias.
A festa é motivo de orgulho para a população de 11 mil habitantes, que há sete anos se envolve na sua organização e realização, gerando cerca de 900 empregos, o que movimenta a economia do município.

A cidade pacata e limpa de Cerro Corá ainda possui outros atrativos, a exemplo dos vários mirantes naturais e uma casa da década de 15, conservada até hoje em construção original e onde vive a família descedente de um dos primeiros moradores da cidade - Devenuto Tomaz Pereira.


Clima ameno e beleza natural. Cerro Corá um lugar que vale a pena visitar.

Até a próxima viagem!

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

O Rio é GRANDE do Norte!



O Rio Grande do Norte é um dos 27 estados brasileiros. Pertence à região com o maior número de estados do país, nove são eles. Uma região importante e rica no que diz respeito a história e cultura deste imenso Brasil. É no Nordeste que o Rio Grande do Norte faz esquina do país.
Ao oeste faz divisa com o Ceará e ao sul com a Paraíba. Norte e leste do estado tem como limite o Oceano Atlântico.
167 é o número de municípios pertencentes ao RN. Sua capital: Natal, a "Cidade do Sol", que nasceu as margens do rio Potengi e do Forte dos Reis Magos, construído pelos portugueses e preservado até hoje. A cidade mais próxima da Europa, do ar mais puro das Américas.
Com o Rio Grande do Norte está o título de maior produtor de petróleo em terra e de sal marinho do país. O estado, com formato que lembra um elefante, destaca-se ainda pelas cidades litorâneas, com 410 km de litoral. Pelas regiões montanhosas e pelo sertão.
Geograficamente é dividido em cinco pólos, sendo eles: Pólo Agreste/Trairí, Costa das Dunas, Costa Branca, Serrano e Seridó.
E o povo? O povo que nasce no RN é popurlamente conhecido como Potiguar, ou mesmo norte-rio-grandense. Potiguar era o nome de uma tribo indígena que habitava no litoral do RN e PB, cujo significado é "Comedor de Camarão". Hoje, os potiguares continuam não só comendo, mas a produzir e exportar o crustáceo.
É por essas e tantas outras peculiaridades desse estado que lhe convido a viajar e conhecer os mais longínquos cantos, as mais curiosas histórias, o encanto de um povo, belas paisagens, diferentes realidades do interior e em torno do Rio Grande do Norte.
Este blog privilegirá a informação sobre destinos (cidades, atração turistica, cultural e natural)deste estado. Por tudo isso e muito mais, seja Bem-Vindo!