terça-feira, 27 de outubro de 2009

O Baobá do Poeta!

Nunca pensei que durante uma visita a um velório, algo tão bonito e vivo pudesse me chamar atenção. Quem conhece ou já ouviu falar no baobá sabe que a árvore é uma espécie rara e grandemente peculiar.
Pois na rua São José, no bairro de Lagoa Seca em Natal está lá: o Baobá do Poeta, fazendo charme e despertando a atenção de todos que passam ou precisam estacionar naquela rua.


Saskia Coutinho
A Andasonia, popularmente conhecida como baobá é um gênero de árvore nativa de Madagascar, da África e da Austrália. Ela destaca-se pela altura que alcança, chegando a atingir 30m e pela largura de seu tronco, até 11m de diametro.


No Brasil, a existência de baobás se explica por antigos africanos terem trazidos a espécie para país, e por isso aqui o número dessas árvores é pouco. A maior quantidade de baobás está localizada nos estados de Pernanbuco e Rio Grande do Norte.


Álém do baobá de Natal, no RN há exemplares das centenárias árvores nos municípios de Nízia Floresta (centro da cidade), Pedro Velho, Assú e Eloy de Sousa.
Saskia Coutinho
Este Baobá, o do Poeta, que encontrei andando pela rua, tem esse nome porque o advogado, professor e poeta potiguar Diógenes da Cunha Lima adiquiriu o terreno onde a árvore se encontra e mantém preservando-o.


Até a próxima surpresa!

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

FestNatal 2009

Começou ontem(14/10) e segue até a próxima quinta-feira(22/10) o 19° Festival de Cinema e Vídeo de Natal- o FestNatal. Dentro da programação do evento, os filmes de longa-metragem serão exibidos na VI Mostra Vidas na Tela, com sessões sempre as 18h, no auditório do Sebrae no bairro de Lagoa Nova- Natal/RN.
O primeiro filme exibido no Festival este ano foi o documentário Sangue de Barro, produzido e filmado recentemente no Rio Grande do Norte, dirigido por Fábio de Sila e Mary Land Brito. Ele disputará junto com mais sete filmes o troféu BNB de Cinema e o Prêmio de cinco mil reais do Banco do Nordeste.

Dentre as produções que estarão sendo exibidas durante o festival, estão filmes de vários estados do nordeste e do Brasil.

Veja a lista de filmes e programe-se. Vale a pena prestigiar as produções cinematográfias locais e, sobretudo brasileira. A entrada é gratuita.


1 - Dia 14/10 (quarta-feira) – Sessão Única:18hs
Sangue do Barro
Direção de: Fábio DeSilva e Mary Land Brito
Sinopse: Em maio de 1997, o pequeno lugarejo de aproximadamente 5.000 pessoas, Santo Antônio do Potengi, perto de Natal, entrou para a história como palco de um dos episódios mais sangrentos de assassinatos em massa no Brasil. Nos dias 21 e 22 do mês corrente, o ex-atirador do exército, Genildo Ferreira de França, matou 14 pessoas em menos de 24 horas. Sangue do Barro conta o dia em que Santo Antônio e todo o Rio Grande do Norte parou diante da televisão.

2 - Dia 15/10 (quinta-feira) – Sessão Única:18hs
A Paixão Segundo Callado
Direção de: José Joffily
Sinopse: O legado do jornalista e escritor Antonio Callado (1917-1997), autor de "Quarup", "Reflexos do Baile" e "Bar Don Juan", é lembrado nos depoimentos de Carlos Heitor Cony, Fernanda Montenegro, Moacyr Werneck de Castro, Frei Betto, Ferreira Gullar, Ana Arruda Callado e outros. Jornalista que viveu a Segunda Guerra na Europa, trabalhando para a BBC e a Radio Diffusion Française, ele voltou para o Brasil logo depois com uma fome de descobrir o país que nunca se esgotou. Dissecando a realidade brasileira através de uma obra jornalística e literária densa e original, Callado lutou sempre por um país mais justo, plural, livre e democrático, o que chegou a levá-lo à prisão, durante a ditadura militar.


3 - Dia 16/10 (sexta-feira) – Sessão Única:18hs
O Sonho de Inacim
Direção de: Eliézer Rolim
Sinopse: No ano de 2000 toda a cidade de cajazeiras, sertão da Paraíba se prepara para comemorar o bicentenário de nascimento do seu ilustre fundador, o Padre Ignácio Rolim, um descendente de franceses que nos idos de 1800 criou um colégio e a partir dele fundou a cidade de Cajazeiras. O filme mostra o sertão de hoje com seus problemas, seu ritmo de vida, sua gente, seus costumes e ritos, através do adolescente Inacim. O menino tem uma capacidade sobrenatural de voltar ao tempo e conversar com o Padre Rolim através de sonhos. Suas revelações surpreendem e transformam a vida da cidade.

4 - Dia19/10 (segunda-feira) – Sessão Única:18hs
O Rei da Munganga
Direção de: Carolina Paiva
Sinopse: Numa viagem pelo interior do nordeste, na turnê de São João do cantor Genival Lacerda, revelamos o deboche e a simplicidade do povo brasileiro na arte e na vida desse paraibano, com suas irreverentes músicas e seu jeito inesquecível, que há 60 anos encanta o Brasil.

5 - Dia 20/10 (terça-feira) – Sessão Única:18hs
Cinderelas, Lobos e um Príncipe Encantado
Direção de: Joel Zito Araújo
Sinopse: Cerca de 900 mil pessoas por ano são traficadas pelas fronteiras internacionais exclusivamente peara fins de exploração sexual. Entretanto, apesar de todos os perigos, jovens mulheres brasileiras, ao entrar no mundo do turismo sexual, acreditam que vão mudar de vida e sonham com o seu príncipe encantado. Uma minoria consegue encontrar um grande amor e casar. O filme vai do Nordeste brasileiro a Berlim buscando entender os imaginários sexuais, raciais e de poder das jovens cinderelas do sul e dos lobos do norte.

6 - Dia: 21/10 (quarta-feira) – Sessão Única: 18hs
O Olhar de um Cineasta
Direção de: César Cavalcanti
Sinopse: Aspectos da vida e obra do cineasta catarinense Marcos Farias recriam sua trajetória regional e nacional, utilizando-o como interlocutor para a interpretação do pensamento de uma época. Cenas de seus filmes e entrevistas com personalidades, que com ele participam do movimento Cinema Novo, discutem a prática cinematográfica do antes e agora.

7 - Dia: 22/10 (quinta-feira) – Sessão Única: 18hs
O Tablado e Maria Clara Machado
Direção de: Creuza Cravina
Sinopse: A história do Teatro Tablado e de sua fundadora Maria Clara Machado contada através de sessenta e um depoimentos de ex-alunos de diferentes gerações, como Marieta Severo, Malú Mader, Ernesto Piccolo, Cláudia Abreu, Louise Cardoso, Marcelo Serrado, Heloísa Perissé, Lúcio Mauro Filho e muitos outros, alem dos professores do curso de teatro e de amigos que acompanham o trabalho da escritora, como Gilberto Braga e Marcos Palmeira. Os depoimentos, editados de forma dinâmica, contam ainda com o auxílio de fotos de arquivo e trechos de peças interpretadas/lidas pelos entrevistados, como “Pluft” e “O Carvalhinho Azul”.
Até o próximo cineminha!

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Vamos passear no Bosque?

Internet
No coração de Natal existe um lugar que faz toda a diferença na capital. O 'Parque Estadual Dunas de Natal Jornalista Luiz Maria Alves', é na verdade o pulmão da cidade, exercendo grande importância para a qualidade de vida de sua população. Mas, além de todo seu benefício à saúde do povo e da preservação do meio ambiente, o Parque das Dunas é um espaço agradável para o exercício de inúmeras atividades.

O Parque das Dunas é composto por uma parte da Mata Atlântica Brasileira, sendo 1.172 hectares de mata nativa em plena área urbana de Natal. A floresta preserva cerca de 270 espécies da fauna, a exemplo das árvores(pau-brasil, peroba, sucupira), trepadeiras, bromélias e orquídias. Há também um número expressivo de espécies da flora:350 e ainda uma variedade de animais.

A oportunidade de ficar mais perto dessa biodiversidade é participar das trilhas na mata que o parque oferece. São três trilhas em tamanho pequeno, médio e grande chamadas respectivamente de Perobinha- recomendada para crianças a partir de 05 anos, Peroba- recomendada para adolescentes de adultos e a trilha Ubaia-Doce- recomendada para pessoas mais preparadas fisicamente. Ao final da trilha Ubaia-Doce é possivel visualizar a Via Costeira e a praia de Ponta Negra.

Internet

Entrada para a Trilha Ubaia Doce

Área de Piquinique

A entrada principal do Parque se dá pelo Bosque dos Namorados - o setor de uso público. É lá que existem outros diversos atrativos, como pista de cooper, parque para crianças, auditório com capacidade para 100 pessoas, área de piquinique, biblioteca, sala de exposições dentre outros.

O Bosque dos Namorados é rico e por isso é ponto de encontro para reuniões, shows culturais, atividades escolares e físicas.

O Parque das Dunas é administrado pelo IDEMA-Instituto de Desenvolvimento Econômioco e Meio Ambiente do Rio Grande o Norte.
A entrada custa R$ 1 e para fazer as trilhas também é cobrado o mesmo valor.

Vale a pena conferir e passar poucas horas de lazer por lá...

Até o próximo bosque!