quinta-feira, 15 de outubro de 2009

FestNatal 2009

Começou ontem(14/10) e segue até a próxima quinta-feira(22/10) o 19° Festival de Cinema e Vídeo de Natal- o FestNatal. Dentro da programação do evento, os filmes de longa-metragem serão exibidos na VI Mostra Vidas na Tela, com sessões sempre as 18h, no auditório do Sebrae no bairro de Lagoa Nova- Natal/RN.
O primeiro filme exibido no Festival este ano foi o documentário Sangue de Barro, produzido e filmado recentemente no Rio Grande do Norte, dirigido por Fábio de Sila e Mary Land Brito. Ele disputará junto com mais sete filmes o troféu BNB de Cinema e o Prêmio de cinco mil reais do Banco do Nordeste.

Dentre as produções que estarão sendo exibidas durante o festival, estão filmes de vários estados do nordeste e do Brasil.

Veja a lista de filmes e programe-se. Vale a pena prestigiar as produções cinematográfias locais e, sobretudo brasileira. A entrada é gratuita.


1 - Dia 14/10 (quarta-feira) – Sessão Única:18hs
Sangue do Barro
Direção de: Fábio DeSilva e Mary Land Brito
Sinopse: Em maio de 1997, o pequeno lugarejo de aproximadamente 5.000 pessoas, Santo Antônio do Potengi, perto de Natal, entrou para a história como palco de um dos episódios mais sangrentos de assassinatos em massa no Brasil. Nos dias 21 e 22 do mês corrente, o ex-atirador do exército, Genildo Ferreira de França, matou 14 pessoas em menos de 24 horas. Sangue do Barro conta o dia em que Santo Antônio e todo o Rio Grande do Norte parou diante da televisão.

2 - Dia 15/10 (quinta-feira) – Sessão Única:18hs
A Paixão Segundo Callado
Direção de: José Joffily
Sinopse: O legado do jornalista e escritor Antonio Callado (1917-1997), autor de "Quarup", "Reflexos do Baile" e "Bar Don Juan", é lembrado nos depoimentos de Carlos Heitor Cony, Fernanda Montenegro, Moacyr Werneck de Castro, Frei Betto, Ferreira Gullar, Ana Arruda Callado e outros. Jornalista que viveu a Segunda Guerra na Europa, trabalhando para a BBC e a Radio Diffusion Française, ele voltou para o Brasil logo depois com uma fome de descobrir o país que nunca se esgotou. Dissecando a realidade brasileira através de uma obra jornalística e literária densa e original, Callado lutou sempre por um país mais justo, plural, livre e democrático, o que chegou a levá-lo à prisão, durante a ditadura militar.


3 - Dia 16/10 (sexta-feira) – Sessão Única:18hs
O Sonho de Inacim
Direção de: Eliézer Rolim
Sinopse: No ano de 2000 toda a cidade de cajazeiras, sertão da Paraíba se prepara para comemorar o bicentenário de nascimento do seu ilustre fundador, o Padre Ignácio Rolim, um descendente de franceses que nos idos de 1800 criou um colégio e a partir dele fundou a cidade de Cajazeiras. O filme mostra o sertão de hoje com seus problemas, seu ritmo de vida, sua gente, seus costumes e ritos, através do adolescente Inacim. O menino tem uma capacidade sobrenatural de voltar ao tempo e conversar com o Padre Rolim através de sonhos. Suas revelações surpreendem e transformam a vida da cidade.

4 - Dia19/10 (segunda-feira) – Sessão Única:18hs
O Rei da Munganga
Direção de: Carolina Paiva
Sinopse: Numa viagem pelo interior do nordeste, na turnê de São João do cantor Genival Lacerda, revelamos o deboche e a simplicidade do povo brasileiro na arte e na vida desse paraibano, com suas irreverentes músicas e seu jeito inesquecível, que há 60 anos encanta o Brasil.

5 - Dia 20/10 (terça-feira) – Sessão Única:18hs
Cinderelas, Lobos e um Príncipe Encantado
Direção de: Joel Zito Araújo
Sinopse: Cerca de 900 mil pessoas por ano são traficadas pelas fronteiras internacionais exclusivamente peara fins de exploração sexual. Entretanto, apesar de todos os perigos, jovens mulheres brasileiras, ao entrar no mundo do turismo sexual, acreditam que vão mudar de vida e sonham com o seu príncipe encantado. Uma minoria consegue encontrar um grande amor e casar. O filme vai do Nordeste brasileiro a Berlim buscando entender os imaginários sexuais, raciais e de poder das jovens cinderelas do sul e dos lobos do norte.

6 - Dia: 21/10 (quarta-feira) – Sessão Única: 18hs
O Olhar de um Cineasta
Direção de: César Cavalcanti
Sinopse: Aspectos da vida e obra do cineasta catarinense Marcos Farias recriam sua trajetória regional e nacional, utilizando-o como interlocutor para a interpretação do pensamento de uma época. Cenas de seus filmes e entrevistas com personalidades, que com ele participam do movimento Cinema Novo, discutem a prática cinematográfica do antes e agora.

7 - Dia: 22/10 (quinta-feira) – Sessão Única: 18hs
O Tablado e Maria Clara Machado
Direção de: Creuza Cravina
Sinopse: A história do Teatro Tablado e de sua fundadora Maria Clara Machado contada através de sessenta e um depoimentos de ex-alunos de diferentes gerações, como Marieta Severo, Malú Mader, Ernesto Piccolo, Cláudia Abreu, Louise Cardoso, Marcelo Serrado, Heloísa Perissé, Lúcio Mauro Filho e muitos outros, alem dos professores do curso de teatro e de amigos que acompanham o trabalho da escritora, como Gilberto Braga e Marcos Palmeira. Os depoimentos, editados de forma dinâmica, contam ainda com o auxílio de fotos de arquivo e trechos de peças interpretadas/lidas pelos entrevistados, como “Pluft” e “O Carvalhinho Azul”.
Até o próximo cineminha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário