segunda-feira, 28 de setembro de 2009

História e natureza escondidas

Entre as serras de Portalegre e de Martins, encontra-se a cidade de clima sem-árido chamada Francisco Dantas. Com apenas 3 mil habitantes e uma área de 188m², o município está localizado no Oeste potiguar e somente a 11km da cidade de Pau dos Ferros.
Francisco Dantas tem 46 anos de emancipação e guarda riquezas históricas e naturais. Sua origem está ligada a um dos primeiros coronéis da região, de nome Francisco Dantas, proprietário da antiga terra.
As margens do riacho Tesoura foi construída a primeira fazenda- a Casa Grande Tesoura, que se mantém original até hoje, inclusive como a casa mais antiga da cidade.
Atualmente o nome do riacho (Tesoura) permaneceu com o açude de Francisco Dantas. O principal reservatório de água da região tem capacidade para mais de 4 mil m³ .

Uma das maiores referências da cidade é a Igreja Sagrada Família, a grande impulsionadora no processo de urbanização.
Divulgação/internet
Cercado por serras, é em Francisco Dantas que se encontra um importante arcevo arqueológico localizado na Serrinha dos Campos. Lá exitem pinturas rupestres, as marcas feitas pelos índios que habitaram alí lembram animais e armas. O sítio arqueológico é formado por dois paredões.
Francisco Dantas é a típica cidade do interior acrescido de um potencial turístico e histórico importante e ainda pouco explorado.


Até a próxima serra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário